Projetos de software embarcados podem ser extremamente simples como ler IOs e enviar por uma serial, ou complexos ao ponto de termos que nos preocupar em múltiplos sensores sendo adquiridos em paralelo ao mesmo tempo que temos várias camadas de comunicação rodando em nosso processador/microcontrolador onde todos esses elementos precisam estar orquestrados de maneira a acontecerem exatamente no momento correto e sem criar gargalos e travamentos no sistema.
É aí que entra a mais conhecida – porém não a única – vantagem de RTOS: Ser multitarefas, garantido que haja ciclos de processamento para cada parte do sistema em seu devido tempo e cadência.
Porém, suas vantagens vão muito além. Não é necessário reinventar a roda em todo e qualquer projeto embarcado. Utilizando uma RTOS confiável e consagrada no mercado, você tem garantia de uma eficiência de código, pois você está utilizando uma estrutura de aplicação e serviços otimizados como acesso a memória, troca de mensagens, interrupções e manejo de eventos.
Aliado a isso estão ferramentas de diagnóstico, indo de simples sistemas de log multiníveis até ferramentas mais avançadas para visualização de interação, além é claro de módulos de fácil uso, desde interfaceamento de sensores específicos até protocolos de comunicação e mundo IoT como USB, TCP/IP, Wi-Fi, MQTT, Bootloader Seguro, entre muitos outros.
O Zephyr é o RTOS mantido pela Linux Foundation. Ou seja, ele é gratuito e código aberto desde a sua concepção, possuindo licença Apache 2.0.
É um sistema estável, estando em diversos produtos no mercado e o projeto possui como contribuidores empresas como Google, Intel, Meta, Nordic Semiconductors, Qualcomm, NXP, ST e Espressif, entre outras. E estas empresas possuem equipes dedicadas ao porte e suporte do Zephyr em seus dispositivos, dando confiabilidade, segurança e acima de tudo portabilidade ao seu código. Uma camada de abstração (HAL) permite que você escreva seu código não para um microcontrolador específico, mas sim para todos.
Você rapidamente pode pegar um código e rapidamente compilar e rodar em mais de 350 kits de desenvolvimento dessas diversas arquiteturas e fabricantes suportados ou adicionar o suporte a sua própria placa customizada.
E por ser código aberto você também pode contribuir de volta para a comunidade. Qualquer melhoria que você julgue interessante você pode inserir como sugestão no Github do projeto, ou se quiser pôr a mão na massa, gerar código e submeter para revisão e análise pelos grupos responsáveis por integração contínua e qualidade do Zephyr.
Isso tudo faz com que escolher aprender o Zephyr seja uma escolha inteligente e alinhada com o mercado, pois você estará aprendendo a usar um sistema atualizado, acreditado e possibilitando desenvolvimento de projetos mais rápidos e com grande portabilidade de plataformas.
Desenvolvedores de sistemas embarcados, profissionais da área de IoT, estudantes de engenharias, estudantes de cursos técnicos e todos interessados em aprender sobre sistemas embarcados e IoT.
Desenvolvedores de Software, Profissionais de T.I., Analistas de Sistemas, Programadores, Engenheiros de Software, Engenheiros de Hardware e Profissionais de IoT
Este curso tem como objetivo iniciar o participante em conceitos importantes de sistemas tempo-real e dar o conhecimento e ferramental básico para começar a explorar esses conceitos utilizando o Zephyr RTOS.
Engenheiro eletricista de formação, trabalhou em diversos projetos embarcados nas áreas de telecomunicações e automação industrial e agrícola, em especial com o uso de FPGAs.
Atualmente trabalha como Engenheiro de Aplicações dando suporte ao desenvolvimento de projetos em áreas como IoT, Radiofrequência, Machine Learning e FPGAs.